Entre os projetos para 2024 a Fazenda Borges fará o inventário da fauna presente na propriedade, composta primordialmente por 419 hectares de Mata Atlântica nativa. Hoje o Borges realiza o plantio de árvores na área próxima à Capela, o que é feito pelos hóspedes.
Junto ao inventário da fauna, seguirá a análise técnica da floresta, para que seja feito o reflorestamento do corredor superior da floresta que circunda a Capela. Essa área servia de pasto ao gado leiteiro, criação da fazenda no século XIX.
A Fazenda foi adquirida há 11 anos e desde então se preocupa, como empreendimento, em atuar com sustentabilidade e responsabilidade socio-ambiental. Propósito que impulsionou o empreendedor antes mesmo de iniciar a construção do Hotel.
O Borges visa preservar e também educar para o respeito ao meio ambiente e compreensão de que sem nossas matas e nascentes, a vida torna-se impossível no planeta. A Mata Atlântica que ainda resiste no Brasil cumpre importante papel climático e na qualidade das águas.
Porém, entre outubro de 2020 e de 2021, segundo dados do Inpe, a Mata Atlântica brasileira perdeu o equivalente a 20 mil campos de futebol, (mais de 20 mil hectares) para ações criminosas de desflorestamento. Foi a segunda maior alta dos últimos seis anos.
A Fazenda Borges abriga esse verdadeiro tesouro de todos nós e, ao se hospedar no Hotel, todos ajudam neste projeto. Visite o Borges, plante sua árvore e volte para vê-la crescer. É um patrimônio para todos nós na atualidade e para os seus descendentes.